[{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"Article","@id":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/porque-e-que-somos-tao-pouco-ensinaveis\/#Article","mainEntityOfPage":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/porque-e-que-somos-tao-pouco-ensinaveis\/","headline":"Porque \u00e9 que somos t\u00e3o pouco ensin\u00e1veis?","name":"Porque \u00e9 que somos t\u00e3o pouco ensin\u00e1veis?","description":"No passado, o destino do homem era selado na sua inf\u00e2ncia. Se fosse estudioso, se a sua fam\u00edlia se preocupasse com a educa\u00e7\u00e3o e se ningu\u00e9m na sua fam\u00edlia tivesse uma &#8220;crosta&#8221; pol\u00edtica, havia uma hip\u00f3tese de entrar numa boa escola secund\u00e1ria e talvez at\u00e9 na faculdade. E mesmo que uma pessoa assim instru\u00edda n\u00e3o [&hellip;]","datePublished":"2022-07-25","dateModified":"2022-07-25","author":{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/author\/#Person","name":"","url":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/author\/","identifier":1,"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/44215cbfc388d6c267f7eccf0a5fae95a459f733d44435ee1a21bfc9d2aea339?s=96&d=mm&r=g","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/44215cbfc388d6c267f7eccf0a5fae95a459f733d44435ee1a21bfc9d2aea339?s=96&d=mm&r=g","height":96,"width":96}},"publisher":{"@type":"Organization","name":"timetravelersclub.de","logo":{"@type":"ImageObject","@id":"\/logo.png","url":"\/logo.png","width":600,"height":60}},"image":{"@type":"ImageObject","@id":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/wp-content\/uploads\/ssssss_10_10_10_10_6.jpg","url":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/wp-content\/uploads\/ssssss_10_10_10_10_6.jpg","height":0,"width":0},"url":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/porque-e-que-somos-tao-pouco-ensinaveis\/","wordCount":451,"articleBody":"No passado, o destino do homem era selado na sua inf\u00e2ncia. Se fosse estudioso, se a sua fam\u00edlia se preocupasse com a educa\u00e7\u00e3o e se ningu\u00e9m na sua fam\u00edlia tivesse uma &#8220;crosta&#8221; pol\u00edtica, havia uma hip\u00f3tese de entrar numa boa escola secund\u00e1ria e talvez at\u00e9 na faculdade. E mesmo que uma pessoa assim instru\u00edda n\u00e3o tivesse normalmente a oportunidade de ganhar dinheiro extra algures com as suas qualifica\u00e7\u00f5es, pelo menos vivia confortavelmente durante esses tempos. Talvez num escrit\u00f3rio algures.E quem ficasse calado ou tivesse algu\u00e9m num c\u00edrculo muito alargado de familiares que n\u00e3o conseguisse acompanhar o ritmo ou at\u00e9 emigrasse, estava sem sorte, mesmo nas melhores circunst\u00e2ncias. O regime n\u00e3o os deixava fazer melhor.Quando se aceitava um emprego nessa altura, recebia-se automaticamente um sal\u00e1rio de mis\u00e9ria. Muitas vezes, uma ninharia pronunciada. E, a n\u00e3o ser que soubesse roubar sem ser descoberto, sobretudo pelo Estado, ou que se tornasse um moloucheur, que se espregui\u00e7ava no trabalho e fazia coisas nas horas vagas, no seu tempo livre, nunca fazia nada de decente.Se se queria algo melhor, era preciso algu\u00e9m que n\u00e3o valesse a pena ter ao mesmo tempo. Ou seja, algum parente expatriado que lhe enviasse, de vez em quando, um pouco daquela moeda para comprar no Tuzex. Ou tamb\u00e9m se podia melhorar fazendo conhecidos. Quem tinha conhecidos na loja de frutas e legumes conseguia por vezes alguma fruta ex\u00f3tica, quem tinha um amigo talhante conseguia alguma carne escassa debaixo do balc\u00e3o, por vezes era \u00fatil ter um amigo na loja de eletr\u00f3nica, e assim por diante. Mas era preciso ter algo para oferecer. E, muitas vezes, as pessoas comuns n\u00e3o tinham isso.Por isso, faziam fila, na esperan\u00e7a de que talvez fosse trazida alguma coisa e houvesse algo para a pessoa que estava \u00e0 espera. Mesmo nas lojas normais, as pessoas discutiam e brigavam por causa dos produtos, incluindo os de m\u00e1 qualidade e inferiores, sapatos que custavam a algumas pessoas o sal\u00e1rio de um m\u00eas&#8230;Hoje em dia, temos tudo o que podemos imaginar. E, muitas vezes, os retalhistas fazem-nos ofertas mais altas para nos convencerem a comprar-lhes. E, independentemente do dinheiro que temos, recebemos o que merecemos pelo trabalho que nos \u00e9 dado. Por isso, dev\u00edamos sentir-nos lisonjeados. Mas, de alguma forma, n\u00e3o nos sentimos. N\u00e3o somos ensin\u00e1veis, nem mesmo pela nossa pr\u00f3pria hist\u00f3ria. Por isso, talvez dev\u00eassemos criar uma esp\u00e9cie de museu socialista ao ar livre. Para enviar aqueles que dizem que as coisas eram melhores sob os comunistas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                "},{"@context":"https:\/\/schema.org\/","@type":"BreadcrumbList","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Porque \u00e9 que somos t\u00e3o pouco ensin\u00e1veis?","item":"https:\/\/www.timetravelersclub.de\/porque-e-que-somos-tao-pouco-ensinaveis\/#breadcrumbitem"}]}]