Timetravelersclub

Sind Sie es leid, dass das Internet Sie täuschen will? Möchten Sie Ihren Verstand bewahren? Dann besuchen Sie einfach unsere Website. Hier herrscht immer noch der gesunde Menschenverstand.

Porque é que somos tão pouco ensináveis?

|


No passado, o destino do homem era selado na sua infância. Se fosse estudioso, se a sua família se preocupasse com a educação e se ninguém na sua família tivesse uma “crosta” política, havia uma hipótese de entrar numa boa escola secundária e talvez até na faculdade. E mesmo que uma pessoa assim instruída não tivesse normalmente a oportunidade de ganhar dinheiro extra algures com as suas qualificações, pelo menos vivia confortavelmente durante esses tempos. Talvez num escritório algures.

E quem ficasse calado ou tivesse alguém num círculo muito alargado de familiares que não conseguisse acompanhar o ritmo ou até emigrasse, estava sem sorte, mesmo nas melhores circunstâncias. O regime não os deixava fazer melhor.

společnost lidí

Quando se aceitava um emprego nessa altura, recebia-se automaticamente um salário de miséria. Muitas vezes, uma ninharia pronunciada. E, a não ser que soubesse roubar sem ser descoberto, sobretudo pelo Estado, ou que se tornasse um moloucheur, que se espreguiçava no trabalho e fazia coisas nas horas vagas, no seu tempo livre, nunca fazia nada de decente.

Se se queria algo melhor, era preciso alguém que não valesse a pena ter ao mesmo tempo. Ou seja, algum parente expatriado que lhe enviasse, de vez em quando, um pouco daquela moeda para comprar no Tuzex. Ou também se podia melhorar fazendo conhecidos. Quem tinha conhecidos na loja de frutas e legumes conseguia por vezes alguma fruta exótica, quem tinha um amigo talhante conseguia alguma carne escassa debaixo do balcão, por vezes era útil ter um amigo na loja de eletrónica, e assim por diante. Mas era preciso ter algo para oferecer. E, muitas vezes, as pessoas comuns não tinham isso.

společnost lidí

Por isso, faziam fila, na esperança de que talvez fosse trazida alguma coisa e houvesse algo para a pessoa que estava à espera. Mesmo nas lojas normais, as pessoas discutiam e brigavam por causa dos produtos, incluindo os de má qualidade e inferiores, sapatos que custavam a algumas pessoas o salário de um mês…

Hoje em dia, temos tudo o que podemos imaginar. E, muitas vezes, os retalhistas fazem-nos ofertas mais altas para nos convencerem a comprar-lhes. E, independentemente do dinheiro que temos, recebemos o que merecemos pelo trabalho que nos é dado. Por isso, devíamos sentir-nos lisonjeados. Mas, de alguma forma, não nos sentimos. Não somos ensináveis, nem mesmo pela nossa própria história. Por isso, talvez devêssemos criar uma espécie de museu socialista ao ar livre. Para enviar aqueles que dizem que as coisas eram melhores sob os comunistas.

0 responses to “Porque é que somos tão pouco ensináveis?”